O projeto Voe Goiás é um Programa de Incentivo à Aviação Regional realizado pela Agência Estadual de Turismo - Goiás Turismo - criou a Gerência de Política de Aviação Regional que em conjunto com a ABETAR - Associação Brasileira de Transporte Aéreo Regional que realizou um estudo sobre a viabilidade da implementação rotas aéreas regionais no Estado de Goiás.
Após essa consultoria realizou um Seminário com os Prefeitos e ao Trade Turístico para apresentar os resultados desta consultoria. Neste mesmo evento, o Governador Alcides Rodrigues anunciou a redução da tributação sobre o QAV - Querosene de Aviação (De 15% para 3%), medida esta para incentivar a Aviação Regional no Estado.
O projeto Voe Goiás também estabelece várias ações para a adequação dos aeródromos e aeroportos localizados no Estado de Goiás. Como foi reformado o Aeroporto de Rio Verde alguns anos atrás, o Aeroporto de Catalão está expansão para atendimento de voo comercial, o Aeroporto da Cidade de Goiás foi reestruturado e regularizado pela ANAC para receber voos e vários outros aeroportos que estão passando por melhorias.
O transporte aéreo cada vez mais é utilizado, e no Brasil que ja teve centenas de cidades atendidas, atualmente tem uma malha aérea bem irregular, o que nos deixa a entender que tem muito ainda o que crescer. O Governo de Goiás analisando o cenário atual tomou esta medida de incentivo com o projeto Voe Goiás, tendo como objetivo povoar o Estado de Goiás com ligações aéreas para destinos de negócios e lazer, trazendo maior desenvolvimento para o Estado.
Os gastos com o QAV no valor da passagem, reflete de 30% à 50%, e com a redução da tributação feita pelo Governo, o valor da passagem deve diminuir drasticamente para estas ligações, trazendo passageiros e estimulando a concorrência, o que sem dúvida é vantagem para o usuário.
Atualmente, em Goiás, há aproximadamente 250 pistas de pousos, entre heliportos, aeródromos e aeroportos implantados na capital e nos municípios do interior do Estado, sendo que 42 deles estão homologados ou registrados pela Agência Nacional de Aviação Civil – porém em apenas 02 municípios do interior do Estado (Rio Verde e Minaçu), existem linhas aéreas regulares, dificultando acesso dos turistas oriundos das mais diversas regiões do Brasil e do mundo aos municípios turísticos de nosso Estado.
A Lei de incentivo à Aviação Regional foi publicada no Diário Oficial no dia 11/11/2010 e desde já podemos ver o fruto deste programa. Em duas semanas tivemos vários pedidos de voos novos para Goiânia e interior, o que sem dúvida, caso sejam aprovados, este voos trará benefícios para várias regiões no Estado de Goiás.
A Azul solicitou voos para Caldas Novas, a partir de 01/02/2011
A Sete solicitou voos para Jataí e Jundiái, a partir de 01/02/2011
A TRIP teve aprovada seus novos voos para Palmas e Belo Horizonte, devem começar a operar ainda este ano.
A Passaredo solicitou voos para Catalão, a partir de 31/01/2011.
Esperamos que estes pedidos sejam só o começo de novos voos para outras cidades de nosso Estado, trazendo desenvolvimento e melhorias para a população. Junto com novos voos pedimos às autoridades, que o crescimento só será concreto com o a estruturação de nossos aeroportos. O que falta principalmente para o Aeroporto de Goiânia que está sendo a base desses novos voos. Se o aeroporto de Goiânia não tiver estrutura suficiente para atender os passageiros, não adianta incentivo do Governo para a Aviação Regional.
Para conhecer mais o projeto, acesse o site da Goiás Turismo em http://www.goiasturismo.go.gov.br/
.Para conhecer mais o projeto, acesse o site da Goiás Turismo em http://www.goiasturismo.go.gov.br/
Atualização - Agosto de 2011
Após 9 meses desde esta matéria especial, qual as mudanças que tivemos? Nenhuma! O Governo Estadual não seguiu o planejado e não diminuiu o imposto para as companhias e estas não tiveram seus voos para o interior do Estado autorizados pela ANAC devido as condições estruturais dos aeroportos.
Catalão, Caldas Novas, Jataí e Itumbiara teve voos solicitados ou rumores de início de uma operação aérea, mas esbarraram na falta de investimento do Estado na infraestrutura aeroportuária.
Novas indústrias desembarcam no interior de Goiás devido aos incentivos dados pelo Governo, o poder aquisitivo da população aumenta, e esta procura novas opções de lazer escolhendo pelas viagens aéreas, mas para isso tem que se deslocar via terrestre para Goiânia ou cidades de outros estados que tenha voos.
O projeto como explicado na matéria acima é ótimo, mas falta mais agilidade ao Governo para dar a estrutura que as companhias necessitam para iniciar a operação nas diversas cidades do Estado que tem potencial para o transporte aéreo.
Caldas Novas, Catalão, Jataí, Itumbiara e diversas outras esperam por voos.
Atualização - Outubro de 2011
Após 2 meses de atualização desta matéria, tivemos o primeiro voo autorizado para uma cidade do interior de Goiás. Caldas Novas, o maior pólo turístico do Estado de Goiás, receberá 2 voos semanais regulares da Azul Linhas Aéreas, ligando à cidade a mais de 40 destinos possíveis por meio da base da companhia, em Campinas.
Catalão, Jataí, Itumbiara devem ser as próximas cidades a terem voos regulares, porém ainda carece de uma melhor estrutura para receber as companhias aéreas. O Estado de Goiás, de acordo com a Gerência de Política de Aviação Regional, contém 34 cidades possíveis para receber voos tanto de passageiros quanto de carga. Para isso, a Goiás Turismo em conjunto com a AGETOP, pretende até 2014 adequar, estruturar e construir 33 aeroportos das 34 cidades qualificadas para receber voos.
O primeiro passo foi dado, e Caldas Novas será a primeira cidade do interior beneficiada com voos regulares, o GYN Online continuará acompanhando o andamento do programa e esperamos que novas cidades sejam atendida pela malha aérea nacional.
Após 9 meses desde esta matéria especial, qual as mudanças que tivemos? Nenhuma! O Governo Estadual não seguiu o planejado e não diminuiu o imposto para as companhias e estas não tiveram seus voos para o interior do Estado autorizados pela ANAC devido as condições estruturais dos aeroportos.
Catalão, Caldas Novas, Jataí e Itumbiara teve voos solicitados ou rumores de início de uma operação aérea, mas esbarraram na falta de investimento do Estado na infraestrutura aeroportuária.
Novas indústrias desembarcam no interior de Goiás devido aos incentivos dados pelo Governo, o poder aquisitivo da população aumenta, e esta procura novas opções de lazer escolhendo pelas viagens aéreas, mas para isso tem que se deslocar via terrestre para Goiânia ou cidades de outros estados que tenha voos.
O projeto como explicado na matéria acima é ótimo, mas falta mais agilidade ao Governo para dar a estrutura que as companhias necessitam para iniciar a operação nas diversas cidades do Estado que tem potencial para o transporte aéreo.
Caldas Novas, Catalão, Jataí, Itumbiara e diversas outras esperam por voos.
Atualização - Outubro de 2011
Após 2 meses de atualização desta matéria, tivemos o primeiro voo autorizado para uma cidade do interior de Goiás. Caldas Novas, o maior pólo turístico do Estado de Goiás, receberá 2 voos semanais regulares da Azul Linhas Aéreas, ligando à cidade a mais de 40 destinos possíveis por meio da base da companhia, em Campinas.
Catalão, Jataí, Itumbiara devem ser as próximas cidades a terem voos regulares, porém ainda carece de uma melhor estrutura para receber as companhias aéreas. O Estado de Goiás, de acordo com a Gerência de Política de Aviação Regional, contém 34 cidades possíveis para receber voos tanto de passageiros quanto de carga. Para isso, a Goiás Turismo em conjunto com a AGETOP, pretende até 2014 adequar, estruturar e construir 33 aeroportos das 34 cidades qualificadas para receber voos.
O primeiro passo foi dado, e Caldas Novas será a primeira cidade do interior beneficiada com voos regulares, o GYN Online continuará acompanhando o andamento do programa e esperamos que novas cidades sejam atendida pela malha aérea nacional.
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