O 737-300 passou a ser o novo modelo básico e era ligeiramente mais longo do que o 737-200. Foi lançado em 1980 e entrou em serviço em 24 de fevereiro de 1984 (portanto, desmistificando a ideia equivocada de que o modelo 300 substituiu o 200).
A USAir e a Southwest Airlines foram os estreantes do modelo nos EUA, e a Jat Airways da Sérvia (antiga Iugoslávia) a estreante na Europa. Os aviônicos da série 300 podiam ser tanto uma combinação de “antigos” mostradores analógicos com tubos EFIS, como uma configuração EFIS integral, usualmente. A aeronave foi remotorizada com os turbofans de alta derivação (high-bypass) CFM56 da CFM International que eram significativamente mais silenciosos na decolagem que os JT8D usados nos 727 e 737-200, mas, muito mais potentes e mais eficientes, sem produzir a famosa fumaça preta de seus antecessores.
Atualmente, no Brasil, voam 25 aeronaves do modelo. São 23 da Webjet ,1 da Puma Air. e 1 da Sideral Cargo Em Goiânia, que tinha um grande movimento dos B737-300 antigamente, hoje, não se ve mais. Mas a partir de março, a chegada da Webjet na cidade tende a mudar este panorama.
Em Goiânia era visto o B737-300 nas cores da Transbrasil, VASP e VARIG. Com a falência das duas primeiras, somente a VARIG utilizava o modelo na cidade até a GOL começar a voar para Goiânia. Após isso, a BRA que em meados de 2004 iniciou seus voos fretados com o Boeing 737-300, ligando Goiânia a varias cidades do Nordeste.
Em meados de 2005 para 2006, já no final da operação da VARIG em Goiânia, a companhia mudou de equipamento para o B737-500. O que restou foi somente a GOL e a BRA com alguns voos com este equipamento até que a GOL trocou todos os B737-300 pelos modernos B737-700 e B737-800 todos da geração Next Generation, e a BRA parou de operar devido a dívidas.
Boeing 737-300 da Webjet decolando de Brasília. |
A última vez que um 737-300 pousou em Goiânia, foi em um voo fretado da Webjet feito em 08 de Março de 2010 a quase um ano atrás. Mas em Março teremos o início das operações regulares da mesma Webjet, que ligará Goiânia ao Rio de Janeiro e a Porto Alegre com o 737-300 para 148 passageiros. Então o campeão de vendas ainda nos dará o prazer de vê-lo em terras goianas novamente.
.
.