AZU4254: Campinas - Goiânia



Neste flight report, voamos pela Azul entre Campinas a Goiânia. A companhia que completou no início de março um ano de operação em Goiânia mostra que ainda consegue manter a qualidade do serviço e mostra que merece o título de companhia mais pontual.

Saímos de São Paulo, Shopping Eldorado, onde a Azul mantém um ponto de ônibus com destino ao Aeroporto de Campinas as 09hrs. Para São Paulo, a companhia disponibiliza ônibus do Terminall Barra Funda, Shopping Eldorado e Aeroporto de Congonhas. Para maiores informações sobre horário visite o site da Azul. Este transporte é uma cortesia da companhia e não cobra nenhum valor adicional pelo serviço Chegamos em Campinas as 10:10, e o voo decolaria para Goiânia as 12:02. Então fui até o checkin que estava vazio e prontamente peguei meu bilhete, mas devido uma queda de sistema a marcação de assento na aeronave era livre.

O Aeroporto de Campinas não tem tanta opção para alimentação e lazer. Como não tinha tomado café da manhã fui até a Pça de alimentação para almoçar.

Após o almoço, já na sala de embarque as 11:34 deu início a primeira chamada para embarque para o voo 4254 com destino a Goiânia pela portão F. Me encaminhei até a posição 6 onde se encontrava o PR-AYH aguardando os passageiros para um bate-volta em Goiânia.

Já acomodado no assento 18A, janela, o embarque foi finalizado as 11:57, ainda 5 minutos antes do horário de partida. Foi o prazo para o despachante assinar as documentações de voo e se despedir da tripulaçãopara iniciarmos o push-back as 12:00. O voo estava com 64 pessoas abordo, e a tripulação era composta pelo Cmte. Rodrigo Egas e o Primeiro Oficial Otero. A comissária líder era a Natalia e tinha a companhia da comissária Talita e do comissário Rafael.


Iniciado o push-back, o primeiro oficial fez o speach informando que nosso tempo estimado de voo era de 01hr e 12 min, que o tempo em Goiânia estava nublado e a temperatura era de 26ºC. Nosso pushback foi simultâneo com o PR-AYA e pela janelado do meu assento dava para ver várias aeronaves da Azul que utiliza Campinas como sua base principal. As 12:04 iniciamos o taxi para a pista 33


Saímos do solo as 12:11 com a primeira curva para a direita na saída GRIN transição PCL. Porém devido a grandes formações na nossa rota para Goiânia, nosso voo foi a direita da rota programada.

Os comissários deram início ao serviço de bordo as 12:20, primeiramente perguntando qual bebida cada passageiro gostaria, opções como Coca Cola normal e Light, Kuat Normal e Light, Suco de laranja, de pessego e água. Posteriormente os comissários passaram oferecendo os snacks, opções como Batata Frita, Cookie Light, Goiabinha, Bolacha de Água e Sal e Amendoím.




Em 20 minutos foi finalizado o serviço de bordo, e as 12:46 passamos por uma área de instabilidade que durou 4 minutos. Durante esta época do ano é normal ter turbulência nos voos, devido as tempestades de verão que ocorrem em quase todo território nacional.



Após o comandante liberar o sinal para retirar os cintos, os comissários passaram servindo café. Este é um quesito a mais nos voos da Azul. Em quase todas as aeronaves já está em testes o programa de televisão, mas por enquanto com programas gravados. O serviço é transmitido pela SKY que oferece os seguintes canais: NICKELODEON, VH1, ESPORTE, VARIEDADE, CANAL PROPAGANDA e o FLIGHT MAP.

Nosso nível de cruzeiro foi o FL370 e em toda rota tivemos que fazer desvios de formações para evitar áreas de grande instabilidade, após passarmos Uberlândia o tempo foi melhorando e pela janela já conseguíamos ter algum visual do solo.

As 13:02 iniciamos o procedimento de descida para o Aeroporto de Goiânia. Novamente o primeiro oficial informou que o tempo estava encoberto e a temperatura era de 28ºC. As 13:25, dois minutos adiantados do horário previsto, o PR-AYH toca o solo Goiano pela pista 32. Após o pouso a aeronave livrou pela TAXIWAY Bravo e taxiou até a posição 02.











Avaliação: notas vão de zero a dez.

1-Reserva: Nota7.
Rápido e dinâmico, feito pelo próprio site da companhia..
2-Check-In: Nota 6.
Rápido, porém faltou um pouco mais de atenção pela atendente.
3-Embarque: Nota 7.
Organizado e rápido devido não necessitar de ônibus da infraero.
4-Assento: Nota 9.
Espaçoso e confortável. Um dos melhores espaços da aviação brasileira.
5-Entretenimento: Nota 9.
Cada assento tem uma tela de TV com sistema independente porém com programação gravada. Quando tiver o Live TV será muito bom. Também consta em todas aeronaves a revista instuticional da Azul que conta tudo sobre a companhia.
6-Serviço dos comissários: Nota 7.
 Profissionais e elegantes.
7-Refeições: Nota 7.
 São servidos Snacks, mas se você viajar frequentemente você enjoa. Porém é melhor que uma barrinha de cereal.
8-Bebidas: Nota 8.
Sem bebidas alcoólicas mas com boas opções não-alcoólicas. A vantagem que quando você pede algo, não vem só um copinho e sim uma latinha para refrigerantes ou caixinha para o suco.
9-Desembarque: Nota 8.
Ágil e rápido devido não ter despachado bagagem, mas o aeroporto de Goiânia carece de estrutura.
10-Pontualidade: Nota 10.
O voo saiu no horário e chegou adiantado em Goiânia.

Média Azul: 7,10

O voo pela Azul foi bom, porém senti falta no Aeroporto de Campinas de um pouco mais de atenção perante os atendentes. Parece que a companhia cresceu e esqueceu de transmitir a seus funcionários o que a fez crescer tanto, que foi a consideração, paixão, respeito pelo seu cliente. Mas em voo e no solo em Goiânia os funcionários sempre com simpatia com todos.


.

.

2 comentários:

rubem dourado disse...

excelente flight report, com riquezas de fotografias... parabens....

abraao lopes santana disse...

ola pessoal ja viajei entre campinas e goiania fui muito bem tratado pelo pessoal da empresa estao de parabems so gostaria de ter o cartao azul para viajar melhor mais nao cei como resover isso