É claro, o que a Infraero promete para o Aeroporto de Goiânia nunca é cumprido. Isto ocorreu com a construção do "suposto" novo aeroporto de Goiânia que está paralisado a anos igual ao MOP da nova sala de embarque, somente no esqueleto.
O Aeroporto de Goiânia tem uma capacidade para 600 mil passageiros por ano, ótimo para uma cidade média do interior paulista por exemplo, mas não para uma capital de um Estado que cresce muito e que esse ano de 2010 ultrapassará os 2 milhões de passageiros e no ano de 2011 com investimentos de novos voos passará e muito esta última marca.
O atual e acanhado terminal de passageiros do Aeroporto de Goiânia não reflete e nada o que realmente é a Capital ou o Estado. O que deveria ser um cartão de visitas para o turista ou o homem de negócio, é motivo de vergonha de quem depende desse aeroporto. As companhias perdem, os passageiros perdem, a cidade perde, mas somente a Infraero está ganhando consumindo nossas taxas de embarque com novos televisores de LCD e somente só.
Vamos relembrar então aos nossos leitores a situação do "novo" Aeroporto de Goiânia. O projeto inicial ainda em 2004 previa um aeroporto para 2 milhões de passageiros (O que hoje , em 2010, Goiânia transporta). Posições para 11 aeronaves (Hoje Goiânia tem 7 posições que não é o suficiente para as companhias). Estacionamento para 508 veículos na 1ª fase, mais 162 na 2ª fase e por último mais 162 vagas na 3ª e última fase. (Atualmente estacionar na região do aeroporto é caótico, o estácionamento comporta 270 veículos aproximadamente, as ruas próximos aos aeroportos estão lotadas e com vários lugares proibidos de estacionar). Para 32 posições de check-ins (Hoje Goiânia tem aproximadamente 28 posições, o que é insuficiente para o que as companhias pretendem fazer). A última informação que a infraero passou sobre um prazo para entregar o aeroporto era 2012. Até hoje não existe nenhuma movimentação a respeito.
Este é o motivo passado pela infraero para a construção estar parada:
Justificativa: Em razão da paralisação da obra por parte do consórcio responsável por sua execução, em face de intervenção do Tribunal de Contas da União (TCU), não houve realização dos recursos alocados para o empreendimento. Vale destacar que no último dia 10/3, Infraero assinou ordem de serviço para instalação de um Módulo Operacional em Goiânia. Esse Módulo vai ampliar a capacidade de embarque e desembarque do aeroporto, garantindo conforto e segurança aos usuários.
Agora vamos relembrar dos prazos que a INFRAERO prometeu para a NOVA SALA DE EMBARQUE e não cumpriu. Relacionaremos abaixo todos trechos que falam de prazos de entrega da nova sala de embarque e seus respectivos links:
Enquanto a obra definitiva não é concluída, a Infraero vai instalar, em abril de 2010, em área contígua ao Terminal de Passageiros, um Módulo Operacional. Ele será composto por uma sala de embarque removível, que vai ampliar o espaço em 1.200 m². O custo é estimado em cerca de R$ 3 milhões. A construção terá infra-estrutura completa: sistema de som, sistema informativo de vôos e climatização. Esta semana, já saiu decisão da licitação para a construção do módulo.
30/01/2010 - Cidades - Até 'puxadinho' do aeroporto atrasa
A ampliação emergencial da sala de embarque do Aeroporto Santa Genoveva, que deveria ter ficado pronta no fim do ano passado, ainda aguarda a conclusão do contrato e a expedição da ordem de serviço para ser iniciada.
Foi adiada, pela quarta vez, a entrega da ampliação da sala de embarque do aeroporto Santa Genoveva, em Goiânia, que foi apelidada de puxadinho. A Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero), que administra o terminal, informou que as obras estarão prontas até o dia 20 de setembro, o que representa um atraso de 10 meses com relação ao primeiro prazo estabelecido: dezembro do ano passado.
Previsto inicialmente para ser erguido até novembro de 2009 e, posteriormente, adiado para dezembro, julho de 2010 e, em seguida, setembro, a construção do Módulo Operacional Provisório (MOP) - uma ampliação contígua ao salão de embarque do Aeroporto Santa Genoveva - tem mais um prazo para sair do papel. Apelidado de ‘puxadinho’, o novo módulo, previsto agora para a primeira quinzena de novembro, abrange uma nova sala de embarque que deve ampliar a capacidade do Santa Genoveva de 600 mil passageiros ao ano para mais de 1 milhão ao ano.
São diversos sites que noticiam os atrasos da sala de embarque e a Infraero nada toma providências. Goiânia já tem um esqueleto de um "novo" aeroporto, agora terá um esqueleto de uma "nova" sala de embarque. Dizem que o próximo prazo da infraero para finalizar a sala de embarque é ABRIL DE 2011. E até lá continuaremos a sofrer com um aeroporto RIDÍCULO, porque está é a situação dos nossos aeroportos.
Não adianta nada ter potencial se os homens e mulheres do poder não nos ajudam. Já ouviram aquele ditado: "Me ajuda a te ajudar!" Então INFRAERO, queremos, precisamos de um novo aeroporto, de uma nova sala de embarque. Precisamos de um aeroporto de verdade e não uma rodoviária de interior.
Últimas reformas prometidas pela infraero para o Aeroporto de Goiânia:
Nova sala de embarque: de 600 m² atuais para 1,200 m². A capacidade de aeroporto de Goiãnia aumentaria de 600 mil/ano para 1.400.000 mil/ano passageiros. O MOP ficaria até o novo aeroporto ficar pronto.
Atualmente: Um dos principais problemas do aeroporto. Em horários de picos, tem 5 ou 6 aeronaves em solo para 4 portões de embarque. Não há cadeiras suficientes e o ar condicionado não funciona quando está lotado. Somente 2 máquinas de raio-x o que causa fila para entrar na sala de embarque.
Primeira data prometida: Dezembro/2009
Previsão: Abril/2011
Situação: Obra parada
Estacionamento do aeroporto: De acordo com a Infraero, também estão previstas para este ano (2010) outras medidas que devem amenizar o desconforto dos usuários do aeroporto, que há muito tempo recebe passageiros em quantidade maior à sua capacidade.
Atualmente: Nos horários de picos, não há lugar para estacionar nem no estacionamento pago ou nas ruas próximas ao aeroporto. A falta de vagas causa grande congestionamento nas avenidas próximas ao aeroporto.
Primeira data prometida: Até o final de 2010
Previsão: Sem previsão
Situação: Obra não iniciada
Novo terminal de passageiros: As obras de construção do novo terminal de passageiros do Aeroporto Santa Genoveva devem ser retomadas no mês de outubro. A perspectiva é de que os serviços estejam concluídos em setembro de 2013. O investimento total para a construção do novo terminal de passageiros será de R$ 339,4 milhões.
Atualmente: O novo aeorporto de Goiânia é uma lenda, as estruturas que foram levantadas ainda em meados de 2006 já estão velhas e terão que ser totalmente analisadas para ver o que pode ser aproveitado ou não. As obras estão paradas desde 2007 quando o Tribunal de Contas da União apontou superfaturamento nas obras.
Primeira data prometida: 2012
Previsão: 2013
Situação: Obra ainda não foi reiniciada.
Até quando o Aeroporto de Goiânia irá suportar a quantidade de voos e de passageiros? Será que teremos que ver um desastre acontecer para medidas serem tomadas? A situação de Goiânia passou do ridículo, da calamidade pública, é questão de prioridade nacional. Uma situação emergencial.
O GYN Online está do lado do desenvolvimento da Aviação no Estado de Goiás independente de quem está no poder. Queremos ver voos novos, novas companhias, novas cidades no nosso estado recebendo voos regulares. Queremos ver um Aeroporto decente em Goiânia como a cidade merece e não esse muquifo atual.
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5 comentários:
Absolutamente de acordo. Excelente texto.
Excelente artigo1. Temos que enviar para a Infraero, se possível para os jornais de grande circulação. Esses atrasos só confirmam a inoperância da Infraero e também a falta de vontade política de nossos representantes, tanto em âmbito estadual, quanto em federal.
Todos estão perdendo, não há situação de mais desconforto do que a sala de embarque do aeroporto sem comentar da praça de alimentação que mais parece lanchonetes do centro da cidade... Mineiro
Infrazero isso sim,gente vamos lotar o portal da infrazero de reclamações, eu faço isso a um certo tempo, maize eu sozinho não consigo, mas se nos unirmos; creio qe conseguiremos.
É uma merda esse aeroporto, sabe lá Deus quantos retardos em negócios Gyn já teve por causa desse aerodromo ridículo, que eles chamam de Aero Internacional. A váh é mermo!.
E outra temos qe lutar por um projeto descente e futurista, nada dessas porcalhas "a lá infrazero", algo assim nos moldes do Guararapes no Recife já é de bvom tamanho.Ouvi dizer qe a infraero reformulará o projeto, graças à Deus tomara qe aquele teto galpão laranja suma. E que venha algo melhor.
Parabens pelo texto. Concordo com tudo que você escreveu.
Eu vi que o novo governador Perillo está animado em retomar essas obras para o novo terminal.
Mas é um processo muito demorado por conta da burocracia da Infraero.
É uma vergonha mesmo esse Aeroporto de Goiânia.
E quem "paga o pato" somos nos passageiros! Muito infeliz pensar que estamos entrando em 2011 e temos um aeroporto ridículo.
O que podemos fazer? Como podemos cobrar mais?
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