1º Fórum Regional de Aviação Geral em Goiânia

O 1º Fórum de Aviação Regional, promovido pela ABAG (Associação Brasileira de Aviação Geral) com apoio do Governo do Estado de Goiás, ocorreu no Aeroporto Santa Genoveva, na área do Hangar do Estado de Goiás, em Goiânia, nos dias 18 e 19 de novembro de 2011. O evento foi a composição de seminários sobre assuntos de interesse da aviação geral em conjunto com a exposição de aeronaves.

Sobre a ABAG. A Associação Brasileira de Aviação Geral é uma entidade que também realiza anualmente a Labace (Latin American Bussines Aviation Conferenc and Exhibition) em São Paulo, considerada a segunda maior feira de aviação executiva do mundo.

Porque escolher Goiânia para sediar uma nova feira? Para a ABAG, a cidade de Goiânia funciona como aglutinadora de interesses do Centro Oeste e por isso a entidade quer introduzir o evento no calendário oficial anual da cidade. "É a primeira vez que realizamos o fórum em Goiânia, mas as expectativas são muito boas." Disse Ricardo Nogueira, vice-presidente da ABAG.

Da esq. para dir: Cmte. David, Prof. Georges e Cmte. Rodrigo.
Os seminários. Ocorreu no Hotel Santos Dumont, nos dias 18 e 19 de novembro, próximo ao aeroporto de Goiânia, os seminários sobre temas relevantes a aviação geral, como por exemplo, a formação de pilotos e o desafio em sua capacitação, a aviação geral e os taxi aéreos e o recursos humanos para o sistema de aviação civil. O GYN Online acompanhou os debates feito pelo Professor Georges Ferreira (PUC-GO), Cmte. Rodrigo Duarte (ABRAPHE) e o Cmte. David da Costa Faria Neto (ANAC).

O Professor da Universidade Católica de Goiás, Georges Ferreira, falou sobre a falta de pilotos no mercado, na qual o crescimento da aviação brasileira gera uma crise no país, pois não há uma política pública na formação de pilotos, o que traz a possibilidade da contratação de pilotos estrangeiros nos lugares dos brasileiros. Uma solução proposta pelo professor, é de   criar uma política pública direcionada para o desenvolvimento da aviação brasileira.

Já o Comandante Rodrigo Duarte, representante da ABRAPHE (Associação Brasileira de Pilotos de Helicópteros),  explanou sobre a lacuna existente no mercado após a formação dos pilotos, pois as empresas não querem contratar os recém profissionais que ainda não possui experiência considerável. O comandante propôs a adequação dos programas de treinamento das escolas, na qual, com parcerias com empresas privadas pode gerar investimentos no ensino e capacitação dos pilotos, permitindo assim, que os novos profissionais ingressem no mercado de trabalho melhor preparado para o que as companhias exigem.

Por último, o representante da ANAC (Agência Nacional da Aviação Civil), Comandante David da Costa Faria Neto, debateu sobre as medidas que a ANAC está tomando para solucionar a falta de pilotos no mercado de trabalho. Uma das ações que a agência tomou a curto prazo, é aumentar em 50% o número de bolsas de estudos para pilotos de avião, e a partir de uma nova edição, considerar também os pilotos de helicópteros neste processo para diminuir o custos de formação. 

O comandante afirmou também, sobre as dificuldades que o governo está tendo a respeito da alta demanda na formação de pilotos e o baixo número de funcionários para avaliar e acompanhar os processos. "Em 2010 tivemos aproximadamente 800 processos para formação de pilotos, e em 2011 a expectativa é fechar com 3900" disse o Cmte. David. Uma solução a longo prazo apontada pelo comandante para minimizar os custos na formação de pilotos é a criação de Programa de Mobilização da Aviação Civil - PROMAC, que irá financiar os cursos, porém ainda é um projeto que está no início e que deve demorar.

A feira de aviação. A primeira feira de aviação realizada em Goiânia contou com a Cirrus e a Embraer como as principais empresas expositoras. Estiveram presentes também, a SETE, VOAR, Aliança Aviação, J.P Martins Aviação Ltda, Colt, Taxi Aéreo Ltda, entre outras. Ao todo, dez aeronaves ficaram em exposição na área em frente ao Hangar do Governo do Estado de Goiás.

A Embraer. O jato Phenom 300 fabricado pela empresa brasileira foi o principal destaque do 1º Fórum Regional de Aviação Geral. A aeronave que foi a mais entregue em sua categoria em 2010, transporta até 11 ocupantes em um espaçoso e confortável interior. As asas enflechadas e os modernos sistemas a bordo foram desenvolvidos com foco no excelente desempenho em voo. 


O Phenon 300 é um dos aviões mais velozes da categoria light, atingindo 839 km/hora ou 45 nós, e voa a uma altitude de 45 mil pés (13.716 metros). Com alcance de 3.650 km (1.971 milhas náuticas), a aeronave é capaz de voar de Goiânia para Buenos Aires, sem escalas.

A Cirrus. A empresa norte-americana, trouxe a Goiânia o modelo SR22 do monomotor mais vendido no país desde 2005. O Cirrus SR22 GTS, avaliado em U$747 mil dólares, tem capacidade para 4 ocupantes, com um espaço confortável para o piloto e os passageiros. A aeronave tem um motor continental de 310HP, com um painel altamente tecnológico, com duas telas de 10'' com duplo GPS WASS, e o novo painel Garmin Perspective.


A SETE. A empresa goiana estava presente no fórum divulgando seus serviços de taxi aéreo, aeromédico, linhas aérea e carga, com a exposição do Mitsubish MU-2B-36A, . A aeronave produzia em 1987 serve a companhia goiana nas funções de taxi aéreo e aeromédico, sendo este último um dos principais serviços da SETE. O Mitsubish tem capacidade para transportar até 9 passageiros ou um passageiro enfermo e mais 3 acompanhantes. 


 A Voar estava com duas aeronaves King Air C90 em exposição, a J.P Martins Aviação Ltda, estavam com as aeronaves Piper Seneca V e o Piper Meridian, e a Quick Aviação trouxe o Piper Malibu para demonstração. Vejam algumas fotos das outras aeronave em exposição no 1º Fórum Regional de Aviação Geral em Goiânia.










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