Azul 4304: Campinas - Ribeirão Preto

Em dezembro de 2011, o GYN Online voou na mais nova aeronave da Azul para os voos regionais: o ATR 72-600 para 70 passageiros. A Aeronave, PR-ATR, chegou ao Brasil em Outubro e começou a voar pela companhia em Novembro, exclusivamente na rota Ribeirão Preto - Campinas - Ribeirão Preto.

Diferentemente do ATR 72-200 operado pela Azul nas outras rotas regionais, o ATR 72-600 é uma aeronave moderna, com uma cabine de passageiros ampla e confortável, a cabine de comando avançada em comparação a outras aeronaves de sua categoria, e o grande diferencial, é o silencio dos motores de seis pás que para o passageiro, o barulho interno é comparável aos E-jets da companhia.

O PR-ATR, é o primeiro avião de quarenta encomendados. Pois bem, acompanhem conosco este relato do voo entre Campinas e Ribeirão Preto a bordo do ATR 72-600.

Cheguei as 13h00 no aeroporto de Campinas proveniente do voo 4123 de Goiânia, era previsto a espera de uma hora na sala de embarque até o horário do voo 4304. Devido a um atraso de rota da aeronave, a chamada para o voo ocorreu somente 14h20, atrasando o horário de decolagem em 20 minutos.

Para aquela etapa estava previsto o embarque de 69 passageiros e todos foram acomodados em um ônibus da Infraero que nos levou até ao pátio de carga onde estava parada a nossa aeronave. O embarque do ATR é feito somente por uma porta que fica na parte traseira do avião. Devido ao balanceamento da aeronave, o embarque dos passageiros é dividido em dois grupos, primeiro os passageiros da fileira 01 até a 09 e posteriormente os demais.

Como meu assento era a 17B, tive tempo para fotografar um pouco das aeronaves que estavam próximo aquele local. Confiram alguns registros.






Após o encerramento do embarque, as 14h26 o ATR 72-600 foi autorizado a realizar o push-back e o taxi para a pista 33 de Campinas. As 14h37 o ATR 72-600 decolou para Ribeirão Preto, onde subiu até 17 mil pés com tempo de voo estimado em 40 minutos. A tripulação deste voo era composta pelos Comandantes Weber e Emanuel e pelas comissárias Vanessa (Líder) e Karolyne.

Nos voos operados pelo ATR, o serviço de bordo oferecido é um pouco diferente do que é feito nos E-jets. Os tipos de bebidas servidos são suco de laranja, pêssego ou água. Já para comer, biscoito integral, bisco recheado e mix aperitivo. Optei por um biscoito integral e recheado com suco de laranja.


Devido meu assento ser no corredor, neste voo não consegui tirar fotos em cruzeiro, porém foi uma viagem muito tranquila mesmo sendo no verão, onde a tendência no interior de São Paulo, é temperaturas altas com tempestades de chuva, o que resulta em uma viagem turbulenta e desconfortável para o passageiro.

As 15h11 iniciamos decida para Ribeirão Preto e as 15h24, o PR-ATR, toca o solo do interior paulista. O espaço interno da nova aeronave é muito bom, com uma cabine silenciosa, que quando está em voo parece um jato.


Confira agora a avaliação feita pelo GYN Online deste voo.

Avaliação: notas variam de zero a dez. 

1-Reserva: Nota 7. 
Rápido e dinâmico, feito pelo próprio site da companhia..
2-Check-In: Nota 10. 
Feito desde Goiânia, não houve problemas e nem demora.
3-Embarque: Nota 7. 
Organizado, porém demorado devido a utilização do ônibus da Infraero e ao balanceamento da aeronave, onde o embarque é feito em dois grupos, explicado anteriormente.
4-Assento: Nota 9. 
Espaçoso e confortável em comparação as outras companhias regionais.
5-Entretenimento: Nota 5. 
Nas aeronaves ATR, diferentemente dos E-jets, não contém nenhum sistema de entretenimento. Há somente a revista que fala sobre a companhia.
6-Serviço dos comissários: Nota 7. 
Profissionais e elegantes.
7-Refeições: Nota 7. 
São servidos Snacks, mas se você viajar frequentemente você enjoa. Porém é melhor que uma barrinha de cereal.
8-Bebidas: Nota 7. 
Sem bebidas alcoólicas mas com boas opções não-alcoólicas. Porém, as latas de refrigerantes e o cafézinho oferecido nos voos com E-jets são bem melhores.
9-Desembarque: Nota 8. 
Ágil e rápido devido não ter despachado bagagem
10-Pontualidade: Nota 6. 
O voo saiu com 30 minutos atrasado e chegou 14 minutos atrasado em Ribeirão Preto
.

Média Azul: 7,3

Uma pena que este voo sofreu um pequeno atraso, mas ultimamente a Azul tem garantido o compromisso com seus passageiros neste quesito. A aeronave é ótima e uma das melhores para voos regionais, e no geral, o serviço da companhia ainda é muito bom para o que estávamos acostumados.

.

.

Um comentário:

Anônimo disse...

a azul hj e' a melhor companhia aerea brasileira...