Aeroporto Municipal de Minaçu - GO


A cidade de Minaçu está localizada no extremo norte do Estado de Goiás, a 504 km da capital. De acordo com o censo do IBGE de 2010, a população da cidade é de aproximadamente 31 mil pessoas. Apesar do tamanho, economia de Minaçu é uma das mais fortes do Estado.

A base econômica do município de Minaçu é a indústria, dando destaque para as empresas de energia elétrica, barragem da Usina de Serra da Mesa (Furnas) e a de Usina de Cana Brava, que fica no município, produz energia para abastecer várias cidades. A segunda maior potência econômica de Minaçu está voltada para a Sama - mineração de amianto Ltda, que contribui com uma boa fatia na arrecadação do ICMS. É a maior mina do Brasil e a terceira do mundo, perdendo apenas para a Rússia e o Canadá. Apesar de sua proibição em diversos países do mundo, por seus riscos à saúde pública, a matéria-prima oriunda da exploração é usada na construção de telhas, caixas d'água, pastilhas de freios, divisórias e outros.

A cidade foi atendida até ano passado pela SETE Linhas Aéreas com os Cessna 208 Grand Caravan para nove passageiros. Desde algumas mudanças na malha da empresa, a cidade do interior goiano deixou de operar voos comerciais. Atualmente, o aeroporto municipal de Minaçu recebe apenas voos de taxi aéreo e de fazendeiros da região. Os executivos das empresas ali instaladas, se não fretarem algum avião, descem em Goiânia ou Brasília e posteriormente seguem de carro até a cidade.

Vejam algumas fotos enviadas por Rafael Rodrigues Ferreira e retiradas do site Minacunet.com.


Nenhum comentário: