Portões Abertos BASE AÉREA de Anápolis 2013

Continuando a tradição, o GYN Online mais uma vez realizou a cobertura do evento de portões abertos da Base Aérea de Anápolis deste ano de 2013, que aconteceu nos dias 5 e 6 de Outubro.

Nesta ocasião em especial, o evento teve para o publico entusiasta um gostinho de despedida, pois foi a ultima edição do evento com as famosas aeronaves Mirage 2000 em serviço ativo na Força Aérea Brasileira.

Com previsão de aposentadoria para o final deste ano, as aeronaves são sempre o destaque do evento, atraindo entusiastas de varias partes do país, pois só existem em Anápolis, e são as aeronaves mais capazes do inventário da nossa força aérea.

Durante o evento, os Mirage 2000 do 1º Grupo de Defesa Aérea, Esquadrão “Jaguar”, realizaram várias passagens, quase sempre com seus vistosos pós-combustores e fazendo muito barulho, o que certamente deixa tudo ainda mais emocionante, pois é disso que todos os entusiastas da aviação gostam de ver num evento deste porte. No final do segundo dia, o Jaguar 238 decolou e nos deu de presente um belo espetáculo, algo que jamais esqueceremos.

Este ano também foi marcado por um importante e muito sentido desfalque, o da Esquadrilha da Fumaça, que por estar em processo de mudança de aeronaves (do T-27 Tucano para o A-29 Super Tucano), não está realizando nenhuma demonstração até 2014. Mas o público presente teve um gostinho da nova “Fumaça”, já que um exemplar A-29B do esquadrão esteve em exposição estática para a apreciação do novo e belíssimo esquema de pintura com tom de azul mais vivo e uma bandeira do Brasil na cauda.

Apesar da falta da nossa querida Fumaça, o evento contou com duas apresentações da Esquadrilha Textor, baseada em Rio Verde – GO, que chama a atenção por usar três modelos de aeronaves diferentes em sua formação, denotando habilidade dos pilotos em lidar com as diferentes performances das aeronaves. Sem duvida um belo display.

Dentre as aeronaves expostas, uma delas é uma grande novidade no evento, o Lockheed P-3AM Orion, do Esquadrão “Orungan” baseado em  Salvador -  BA. A aeronave é recente na Força Aérea Brasileira, e ainda hoje é um dos melhores vetores de patrulha marítima do mundo, com grande velocidade e autonomia. A aeronave é baseada no famoso Lockheed Electra, que no Brasil voou pelas cores da saudosa VARIG e certamente deixou muitas saudades.

Quem também esteve presente no evento foi a Policia Militar de Goiás, representada pelo Grupamento de Rádio Patrulha Aérea, o GRAER. Há alguns anos sem participar do evento, o GRAER voltou em grande estilo, utilizando pela primeira vez em Anápolis o Agusta-Westland AW-119 Koala, uma maquina fantástica adquirida recentemente. Os Falcões do GRAER foram impecáveis, com demonstração de perícia e coragem dos operadores aéreos, que por vezes voaram somente agarrados ao esqui da aeronave em voo.
O evento contou também com a tradicional apresentação de paraquedismo da Brigada de Operações Especiais, sediada em Goiânia – GO. Os lançamentos foram realizados de uma aeronave C-105 Amazonas da Força Aérea Brasileira.

Este ano, todos os órgãos de imprensa presentes foram agraciados com um maravilhoso ponto de obtenção de imagens, do lado oposto da pista principal de pouso e decolagem da base.

As imagens obtidas são inéditas neste tipo de evento, e que por se tratar de uma ocasião de despedida de uma aeronave, vieram em excelente momento.

Por fim, o GYN Online agradece a Força Aérea Brasileira e o Comando da Base Aérea de Anápolis por mais este maravilhoso evento.

Agradecimentos especiais a Julia Peres, assessora de comunicação da Imagem Produções, que nos acompanhou e garantiu que tudo acontecesse da melhor forma possível. E também agradecemos imensamente o Capitão Gadelha, que se desdobrou para conseguir o melhor acesso possível pra realização de nossas imagens.

A todos o nosso muito obrigado e até a próxima!


Au revoir  Mirage 2000!


Fotos e textos por Gustavo Maia.

Para ver outras fotos do EVENTO, acesse aqui.